RH: Competências Comportamentais:

10/01/2015

Pró-Atividade

RECURSOS HUMANOS 1 M9

Pro atividade é a principal competência comportamental e é necessária em qualquer profissão (especialmente se você for profissional de vendas). Pro atividade é se antecipar aos fatos e situações, é saber se posicionar corretamente, responsabilizar-se por suas ações e resultados, não procurar desculpas nunca, aprender nas adversidades, adaptar-se rapidamente, lidar com as circunstâncias da melhor forma possível e com os recursos disponíveis, refere-se à tomada de decisões com agilidade e inteligência. O profissional que quer ser proativo procura obter conhecimento sobre a área em que atua, procura saber como os colegas trabalham buscando experiências e aprendizagem. O proativo tenta, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimentos (muitas vezes inconscientemente), que lhe permite antecipar-se aos fatos, surpreendendo, encantando e fazendo a diferença.

Existem alguns preceitos básicos para se tomar a iniciativa com eficiência, sendo: realizar com planejamento e procurar conhecimento, isto é ser um profissional preparado, que saberá tomar iniciativas sem correr riscos desnecessários. A falta de preparo e a insegurança são alguns obstáculos que dificultam os profissionais a se tornarem pró-ativos, e lembre-se a  pró-atividade está relacionada ao marketing pessoal, a ausência desta competência pode comprometer a evolução do profissional dentro da empresa.

Texto extraído do site Dicas Profissionais