Respira, se inspira, e não pira!

12/11/2019

JORNAL 11 - RH

Respira, se inspira, e não pira!

Fonte: http://www.profissionalenegocios.com.br/artigos

Por: Ana Paula Bellati

Como diz o pai do coaching, Timothy Gallwey, “a capacidade de parar é tão importante quanto à capacidade de andar”. Quanto mais rápido o meu carro, mais importante que eu saiba como para-lo. É muito benéfico que saibamos como fazer as duas coisas bem: correr e parar.

Se aprendemos com grandes gênios que para o sucesso é necessário 1% de inspiração e 99% de transpiração, porque insistimos em viver nos 100% só de transpiração?

Não abrir espaço na sua vida para a inspiração é como correr, correr, e ficar sem fôlego. Sem inspiração, você fica sem energia, com uma sensação de desmotivação, de esgotamento. Sem inspiração, passamos mais tempo nos ‘baixos’ dos altos e baixos da vida. No momento em que a sua energia sempre parece insuficiente, as dúvidas estão sempre presentes e as decisões ficam cada vez mais difíceis de tomar.

Com inspiração, você está mais conectado a você e com as coisas que realmente são mais importantes. Com inspiração, você tem mais resiliência, você fica mais forte e ao mesmo tempo mais flexível. Enfrenta os desafios com mais maestria e tem muito mais habilidade para ressignificar as coisas que acontecem com você, o que o faz ver problemas como oportunidades e direcionar seu foco para as soluções. Com inspiração, você percebe a vida como um presente e com isso, está mais presente no agora.

No meio de várias pressões, rotinas e dinâmicas do nosso dia a dia, torna-se um desafio diário permanecer presente e conectado consigo mesmo e com inspiração para gerar ação e prazer nas coisas da vida. Para se inspirar, é necessário parar. A gente vive com pressa. Porém, a maioria das pessoas ainda não acredita que parar é tão importante quanto andar, e resiste. E quem mais resiste é geralmente quem mais precisa!

Parar não significa estacionar, parar é oscilar a mente para se reconectar consigo mesmo. E quando você faz isso, além do fôlego, você recupera o brilho nos olhos e a inspiração vem naturalmente, de dentro para fora. Com inspiração, você consegue respirar antes de pirar. Por isso a pausa é um período tão importante para manter não só a saúde no trabalho, mas para melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados em todas as áreas da vida.

Há várias formas de buscar inspiração. Se você não tem como tirar férias agora, aproveite os feriados. Se ainda não consegue aproveitar os feriados, aproveite os finais de semana. Se ainda assim é um desafio, procure criar momentos durante o seu dia para essas oscilações. Não precisa esperar por um momento longo, você pode tirar 20 minutos do seu dia para refletir. Fazer atividades físicas traz vários benefícios para a saúde e ajudam a oxigenar as ideias e a ter mais disposição, para deixar suas energias carregadas.

Muitas distrações aparecem no nosso dia a dia e quando percebemos, já estamos no piloto automático e acabamos deixando algumas coisas essenciais pelo caminho. Na pressa, não dá tempo de reconhecer oportunidades.

Coloque um tempo na sua agenda para dar um STOP, isso vai te ajudar a encontrar uma forma mais leve de levar a vida. Ao se conectar consigo mesmo, as relações com o outro também melhoram.

Busque o que te inspira e trabalhe isto na tua vida, e junto com a sua bagagem e conhecimentos acumulados, viver uma vida mais plena. Ser alguém que se permite parar, pensar, reajustar e continuar em frente é um hábito valioso para o desenvolvimento de qualquer pessoa na jornada da vida. Por isso, respira, se inspira, e não pira!

 

Texto retirado do site: www.profissionalenegocios.com.br/artigos Por: Ana Paula Bellati