Fezes de Pássaros

12/11/2019

As fezes de pássaros contém altas concentrações de ácido, principalmente ácido úrico (pH 3,0 a 4,5) e, quando deixadas sobre o carro, os poros do verniz irão se fechar e darão a aparência de uma nuvem ou poderão ainda causar uma depressão na pintura. Em caso de altas temperaturas, o calor irá criar uma reação agressiva dos ácidos presentes nas fezes e também poderão criar a depressão na pintura, sendo assim, as fezes devem ser removidas o quanto antes.

 

As pinturas adequadamente protegidas com vitrificadores (melhor forma de proteção), selantes e ceras retardam a ação dos ácidos, sendo assim, as fezes devem ser removidas rapidamente, pois depois de certo tempo, o dano será inevitável.

 

Além dos danos citados acima, ainda podem ocorrer arranhões na pintura. Os pássaros utilizam pequenas pedras para auxiliar na digestão dos alimentos, com isto, um dos componentes das fezes serão estas pequenas pedras e areia e, caso as fezes não sejam removidas da forma adequada, os arranhões na pintura surgirão.

 

O ácido deve ser removido ou neutralizado o mais rápido possível. Uma das formas de se fazer isto é utilizando-se álcool isopropílico (sem amônia), limpador de vidros ou álcool gel. Aplique uma boa quantidade de algum destes produtos em um pequeno pedaço de pano ou gaze e o coloque sobre a área afetada e deixe agir por aproximadamente 3 minutos. O álcool atuará como desidratante e irá extrair o ácido. Retire cuidadosamente o pano ou gaze e enxague com água em abundância para retirar os resíduos de areia e pequenas pedras. Repita mais uma vez o processo para assegurar que os ácidos foram removidos/neutralizados.

 

Jamais tente esfregar as fezes com esponjas, buchas, etc. A possibilidade de se arranhar a pintura é muito grande.

 

Caso tenha ocorrido algum dano ao verniz, procure o auxílio de um profissional do detalhe para que seja verificada a possibilidade de correção da pintura. Adote os passos acima. Se não estiver seguro, procure a ajuda de um profissional.

 

Crédito para o site: www.glazecar.com.br