SISTEMA DE ARREFECIMENTO

03/01/2016

Entenda como funciona e quais são os principais custos envolvidos na manutenção do sistema de arrefecimento do carro.

O que é? Para que serve?

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O sistema é composto por vários componentes onde junto a estes está o líquido de arrefecimento que deve ser composto 60% por água desmineralizada e 40% por aditivo a base de mono etileno glicol.

Qual é o tipo mais comum de sistema de arrefecimento?

O mais comum é o sistema de arrefecimento de fluxo fechado e pressurizado, que não deixa a água evaporar. Na década de 80, o mais comum era o sistema aberto, que exigia repor a quantidade de líquido, que evaporava.

ATENÇÃO: Se você estiver completando diariamente o liquido de arrefecimento do seu veículo, fique atento pois, certamente ele apresenta algum defeito e deve ser levado a um mecânico.

Outra dica é: Faça sempre a troca completa do líquido.

Quando o sistema de arrefecimento deve ser trocado? Qual a peça que deve ser trocada com mais frequência?

Tirando o líquido, as peças só devem ser trocadas quando realmente estragarem. O fabricante determina quando o fluido deve ser substituído, mas o tempo médio é de dois anos e meio.

Também vale a pena ficar atento às mangueiras do sistema, que podem ressecar e ficar danificadas. Sempre que isso acontecer, faça uma checagem de todo o sistema na oficina para ver se mais algum componente pode ter sido afetado.

Quais são os problemas mais frequentes? Da para consertar ou precisa trocar tudo? Quanto tempo demora o serviço?

Os problemas mais recorrentes são: bomba d'água vazando, mangueira que não suporta a pressão do dia a dia e rasga, radiador que quebra quando há alguma colisão frontal e reservatório de expansão de plástico que racha. Desses, apenas o radiador pode ser reparado, as demais peças precisam ser trocadas.

Quais cuidados é preciso ter para que o sistema não dê problemas?

Abasteça o sistema sempre com o líquido de arrefecimento correto, de acordo com a exigência do modelo de seu veículo.

Existem dois grupos de aditivos que encontramos no mercado:

Aditivos orgânicos  foram desenvolvidos através de materiais orgânicos – OAT (Organic Acid Technology), ou seja, de origem natural. Este tipo de aditivo deve atender a norma NBR 15297, que regula o desenvolvimento e fabricação de aditivos do tipo collants orgânico concentrados.

Atende às especificações das principais montadoras mundiais e às normas nacionais e internacionais:  ASTMD 3306 e 4985 / ABNT NBR 15297 GM: GM 6277M.

Os aditivos inorgânicos são sintéticos, ou seja, possuem componentes desenvolvidos em laboratórios, assim como acontece com o óleo sintético e o mineral. Enquanto um é proveniente de substâncias naturais, o outro é desenvolvido em laboratório, o sintético.

Classificado como Tipo 1,  atende às especificações das principais montadoras mundiais e às normas nacionais e internacionais:  SAE J1034-91 e ABNT NBR 13705.

O aditivo orgânico é mais durável do que o sintético, além disso, por serem de origem orgânica, são biodegradáveis. Ou seja, são deteriorados naturalmente, não oferecendo riscos de contaminação ao meio ambiente.

Embora ambos sejam à base de etilenoglicol, que tem como função alterar os pontos de ebulição e congelamento da água, a diferença entre um e outro está em sua durabilidade, uma vez que os orgânicos duram o dobro do tempo quando comparados aos inorgânicos.

ATENÇÃO: É importante lembrar que colocar apenas a água da torneira, ao invés do líquido de arrefecimento, pode danificar o veículo. Só use água se for uma emergência para chegar a uma manutenção.

O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que a ela ferva ou congele. A composição também evita a oxidação das peças.

Também é essencial verificar o nível do líquido uma vez por semana. Mas nunca abra o vaso de expansão com o carro ligado ou logo depois que o motor parou de funcionar.

Evite abrir o reservatório - ele é transparente justamente para facilitar a checagem do nível. 

arrefecimento

Outra dica é: não faça a troca do líquido em casa ou em um lugar que você não confie. Durante a troca do aditivo, é recomendável limpar os componentes do sistema e drenar a composição, ações que demandam certo conhecimento.

Quais são os sintomas que o motorista percebe quando há problemas no sistema de arrefecimento do carro?

O marcador de temperatura acende no painel de instrumentos. Também pode haver vazamento de água azulada ou avermelhada no chão. Se você escutar a ventoinha do carro ligando com muita frequência por muito tempo, também pode ser um sintoma de problema.

Quais são os riscos de utilizar o carro com o sistema de arrefecimento quebrado?

A primeira peça que geralmente derrete é a junta do cabeçote, que liga o cabeçote ao motor. O cabeçote é a parte superior do motor, que fecha os cilindros e forma parte da câmara de combustão. Por lá, são feitos os processos de admissão e escape de gases e combustível. O principal risco é fundir o motor.

Para melhor atende-los, abaixo segue listagem dos produtos disponibilizados no mercado pela UNIFORT:

9850.500.020

ADITIVO RADIADOR UNICOOL CONCENTRADO 20L

9850.500.050

ADITIVO RADIADOR UNICOOL PRONTO USO 1L

9850.500.056

ADITIVO RADIADOR PRONTO USO ORGANICO ROSA 5L

9850.500.057

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO ROSA 50L

9850.500.058

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO ROSA 100L

9850.500.059

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO ROSA 200L

9850.500.097

ADITIVO RADIADORL CONCENTRADO 200

9850.500.098

ADITIVO RADIADOR UNICOOL CONCENTRADO 100L

9850.500.099

ADITIVO RADIADOR UNICOOL CONCENTRADO 50L

9850.500.100

ADITIVO RADIADOR UNICOOL CONCENTRADO 1L

9850.500.102

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO ROSA 1L

9850.500.103

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO AMARELO 1L

9850.500.110

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO AMARELO 100L

9850.500.120

ADITIVO RADIADOR CONCENTRADO ORGANICO AMARELO 20L

9850.500.501

ADITIVO RADIADOR DIESEL TRUCK 1L

9850.500.520

ADITIVO RADIADOR UNICOOL PRONTO USO 20L

9850.500.500

ADITIVO RADIADOR ANTI-CORROSIVO DIESEL 1L

9850.500.502

ADITIVO RADIADOR ANTI-CORROSIVO DIESEL 5L

985A.500.050

ADITIVO RADIADOR AJAX BLUE POWER 1L (PRONTO P/USO)

985A.500.100

ADITIVO RADIADOR AJAX GREEN POWER 1L (PRONTO P/USO)

985A.500.102

ADITIVO RADIADOR AJAX RED POWER/ORGANICO 1L (PRONTO P/USO)

985A.500.103

ADITIVO RADIADOR AJAX YELLOW POWER 1L(PRONTO P/USO)

 

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9850.500.060VEDA RADIADOR EM PÓ INSTANTÂNEO 50G

FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/autoajuda/noticia/2015/05/autoajuda-sistema-de-arrefecimento.html